Matemática Industrial

Formam-se profissionais com perfil específico para extração da essência matemática de um problema real e busca de sua solução ótima, pautando pela qualidade da solução, modelagem matemática e tempo gasto na busca desta solução.

Lista de egressos em pdf

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019

Egressos - 2012
edson_silva O curso de Matemática industrial me possibilitou uma nova forma de pensar e agir. Com os conhecimentos adquiridos durante esses quatro anos de estudo consigo fazer parte de equipes de trabalho de varias áreas distintas e também continuar meus estudos nos vários segmentos das engenharias e ciências aplicadas e isto é o grande diferencial do Matemático Industrial. Agora sim posso citar uma frase muito utilizada durante a graduação. 'Sou Matemático Industrial e não tenho medo dos desafios'.
Edson Amado da Silva Jr.
fernanda_neiva Por intermédio da Universidade Federal de Goiás (UFG), me formei com muito orgulho no curso de Matemática Industrial. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por ser um curso novo, sou eternamente agradecida pela dedicação, amor e carinho, por parte dos professores e funcionários, por ter acreditado e sonhado junto conosco na consolidação do curso. Hoje atuo no departamento financeiro em uma empresa privada e curso o mestrado profissional em Gestão Organizacional na mesma instituição que me graduei. Tive toda minha formação escolar em escolas públicas, filha de pais simples da fazenda (a base da minha vida), hoje com o amadurecimento e os conhecimentos adquiridos me sinto capacitada para o mercado de trabalho e todos os desafios que vier a surgir.
Fernanda Neiva Mesquista
jose_salviano O curso de matemática industrial chamou a atenção por ser um curso multidisciplinar, permitindo assim que o egresso pudesse adentrar em várias áreas do saber e, assim, escolher uma que melhor se adequasse aos seus gostos. Para mim, o curso foi importante, pois através do mesmo, decidi que gostaria de trabalhar com áreas voltadas ao cálculo numérico e robótica, desejando assim, seguir minha carreira em meio acadêmico. Graças ao curso, tenho já traçado mestrado e tenho em mente o doutorado.
José Salviano Borges
lazaro_fonseca Meu nome é Lázaro Antônio da Fonseca Júnior, tenho 23 anos e ingressei no curso de Matemática Industrial no ano de 2008, me formei em 2012, na primeira turma. Durante os quatro anos de graduação, tive diversas experiências que me ajudaram a progredir profissionalmente. Desenvolvi vários projetos oferecidos pelo departamento de matemática, desde a iniciação científica á projetos voltados a comunidade e ao raciocínio lógico matemático, como o Integrar e o Torneio de Jogos Matemáticos. A grade curricular do curso, lhe proporciona conhecimento em diversas áreas, ampliando o universo de conhecimento e as oportunidades de trabalho. Após o término da graduação, trabalhei em uma empresa de médio porte, na área de vendas e relacionamento ao cliente, após alguns meses passei a trabalhar na área administrativa e no controle de estoque, graças aos conhecimentos adquiridos durante o curso de Matemática Industrial. Com a oportunidade de fazer um mestrado acadêmico, percebi uma nova chance de crescer profissionalmente e ampliar os conhecimentos adquiridos na graduação, unindo a oportunidade com a afinidade das áreas proposta pelo Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática. Atualmente sou aluno do programa, com bolsa, pesquisando na área de modelagem matemática, otimização, sistemas não lineares, dentre outras áreas, o que somente foi possível, graças aos conhecimentos adquiridos durante a graduação. Futuramente, pretendo continuar os estudos e pesquisas, com o término do mestrado e a iniciação do doutorado, na mesma linha de pesquisa.
Lázaro Antonio da Fonseca Jr.
leandro_mundim Cursar Matemática Industrial (MI) foi a melhor escolha da minha vida profissional. Devido a natureza interdisciplinar do curso de MI tive à oportunidade de cursar disciplinas de matemática, computação, administração, química, português e inglês. Além disso participei de projetos em diversas áreas: teoria da computação (PIBIC/AF - 2009-2010), matemática financeira (Bolsista CNPq - 2010-2011), planejamento da produção (PIVIC - 2011-2012), otimização combinatória (Estágio 2012) e desenvolvimento de aplicativos para iPhone e Android (Bolsista MEC 2012-2013). Por meio destes projetos conseguimos publicar artigos, participar de congressos, ganhar prêmios, publicar um livro e fazer registro de software no INPI. Tudo graças ao incentivo e a motivação dos docentes do curso de MI. Após concluir o curso consegui cursar pós-graduação em um dos melhores laboratórios de otimização do Brasil, em uma universidade de renome mundial. Atualmente sou mestrando do Instituto de Computação e Matemática Computacional da Universidade de São Paulo e meu maior orgulho profissional é fazer parte da primeira turma de MI da UFG.
Leandro Resende Mundim
tatiane_nunes O curso de Matemática Industrial me ofereceu muitos motivos para que eu gostasse do curso como, várias matérias interdisciplinares, além do incentivo e apoio dos professores que fizeram com que o curso fosse tão bom. Após o termino da graduação em Matemática Industrial percebi o tanto que o curso foi importante na minha vida profissional, pois, durante o tempo que trabalhei em uma empresa utilizei muito do que apreendi no curso. Mais percebi que queria atuar na área acadêmica e agora curso o mestrado e pretendo fazer doutorado. Por fim só tenho a agradecer aos excelentes professores do curso de Matemática Industrial que me ensinaram muito e continuam me ensinando, e que com os projetos desenvolvidos durante o curso auxiliaram e muito na vida dos estudantes.
Tatiane Nunes